Os erros mais comuns do PPP
Alguns descuidos no processo de elaboração do projeto político-pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados:
- Comprar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. "Se a própria comunidade escolar não participa da preparação do documento, não cria a ideia de pertencimento", diz Paulo Padilha, do Instituto Paulo Freire.
- Com o passar dos anos, revisitar o arquivo somente para enviá-lo à Secretaria de Educação sem analisar com profundidade as mudanças pelas quais a escola passou e as novas necessidades dos alunos.
- Deixar o PPP guardado em gavetas e em arquivos de computador. Ele deve ser acessível a todos.
- Ignorar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Eles devem ser considerados, e as decisões, votadas democraticamente.
- Confundir o PPP com relatórios de projetos institucionais - portfólios devem constar no documento, mas são apenas uma parte dele.
Paulo Roberto Padilha - Instituto Paulo Freire
Créditos para: Noemia Lopes noemia.lopes@abril.com.br
BIBLIOGRAFIA
Planejamento Dialógico: Como Construir o Projeto Político-Pedagógico da Escola, Paulo Roberto Padilha,
160 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 28 reais
Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, Celso dos Santos Vasconcellos, 208 pág., Ed. Libertad, tel. (11) 5062-8515, 40 reais
Projeto Político-Pedagógico: Construção e Implementação na Escola, Cássia Ravena Mulin de Assis Medel, 128 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3249-2800, 29 reais
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
Esse Blog do Conselho Municipal de Educação de Sertãozinho/SP é uma ferramenta de trabalho que vai contribuir para ampliarmos nossos conhecimentos na área educacional, bem como manter um canal de comunicação aberto a todos vocês!!! Por uma Educação de Qualidade. Vamos expor aqui nossas ideais, protestar, publicar, mobilizar as mentes pensantes e influentes para engajarem-se nesta luta. Sejam bem vindos e participem!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário